quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Importância da Fé

Hoje vou escrever sobre algo que há alguns anos até repudiava, quiçá tinha medo de encarar.

Já aviso que após e durante o texto seguirá uma lista de links que recomendo muito, pois ajudam a dar um sentido especial ao que vou escrever. E lá vamos nós!


Se o sentido da existência está na busca e no encontro da felicidade, conforme muitos defendem, por tabela diz-se então que somente a vida do ser humano tem sentido, que todas as demais criaturas e fenômenos do universo conhecido o são em função do homem, por estes não terem a noção do significado do conceito de “felicidade”, a principio.

Mas o homem é apenas uma das quase 2 milhões de espécies de seres vivos que habitam o planeta Terra, que por sua vez orbita o Sol, que é apenas um dos setenta septilhões de estrelas conhecidas pela ciência humana no Universo (70 seguido de 22 zeros e, pasmem, isso é maior que o número de grãos de areia na Terra).

Dada a grandiosidade e diversidade da criação, tanto no nosso planeta quanto além dele, fica claro que a busca por momentos de pico de serotonina é apenas a ponta do lápis no papel, como diria Carl Seagan ao explicar a “4ª Dimensão”. E talvez seja bem esse o caso. Tamanha é a nossa pequenez ante ao Universo que não temos como perceber a criação em sua totalidade, não temos como compreedê-la, decodificá-la. É pretensão demais afirmar, mesmo que indiretamente, que somos o centro de algum tipo de plano especial ou que a criação sirva a nós de alguma forma, subjugando-a. É um show de pouca platéia pra um patrocínio tão grande.

Entretanto é sabido também que muito provavelmente nunca venhamos a ter conhecimento a respeito da verdadeira razão de nossa existência.

Mesmo que, e agora vou puxar bastante para o lado da ficção científica asimoviana, venhamos a sobreviver ao caos que estamos implantando em nosso planeta, e em um futuro distante fizermos contato com outras formas de vida inteligentes de origens longínquas, unindo esforços para encontrar a resposta dessa dúvida (que não é 42! Haha, essa foi pros nerds de plantão), descobrindo que não passamos de um experimento nano em uma placa de Petri gigante, isso só ia transferir a pergunta, pois qual seria a razão da vida dos seres que nos mantém na placa?

Sendo assim, o que nos resta enquanto seres de humilde presença no Universo? O que fazer? Em que acreditar?

Foi aí então que descobri a importância da fé. Poderia citar alguns experimentos científicos e embasados bem interessantes que dão dicas a respeito da capacidade de transformação que a fé invoca no corpo físico, no âmbito da saúde, por exemplo, mas não é esse o ponto.

Falando um pouco sobre mim, coisa que evito, ao menos de forma direta, no blog, tenho estudado o budismo, sua doutrina e mesmo não possuindo um “Deus”, faz todo o sentido na minha percepção atual de Mundo, posso dizer que é a doutrina que quero para a minha vida, é o que eu Acredito.

A fé tem esse papel. Ela ajuda a dar sentido às coisas. E mais importante, ajuda a mantermos uma guia na nossa maneira de viver, aproveitando os momentos que temos com qualidade e sabedoria, responsabilidade e satisfação, e mais, ajudando a evoluirmos e a colaborarmos com o desevolvimento dos outros.

A exemplo do budismo, vou colar um trecho do post “Namastê Filosófico – A busca pela Verdade” do blog Psique Ativa, do Caio, que creio que traduz perfeitamente e brilhantemente o sentimento que quero deixar registrado com a conclusão desse post:

“Se esquecermos a idéia de “Verdade”, iremos nos ocupar do “Aqui e Agora”. Sempre irá existir a realidade que está Além. Então apenas cuidemos de nossas plantações e colheitas, de nossos “irmãos”, de nossa casa. Isso de certa forma basta.”

Fim.


Links recomendados:

A Morte de Shaka de VIrgem - A morte para o Budismo (trecho de um desenho animado japonês que aborda a questão de uma maneira muito bonita)

Versão original e extendida do vídeo acima, com legendas em portugues e audio original em japonês.

A VIsão Budista da Morte (série de três audios)
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Conto "A Última Pergunta" de Isaac Asimov. Encontrado nos livros: "Sonhos de Robô" e "Nove Amanhãs"

4 comentários:

  1. Entrevista com um monge budista, bem esclarecedora e direta =D

    http://www.cozinhajaponesa.com.br/v04/culturajaponesanoticias_d.asp?s=3&c=229

    ResponderExcluir
  2. ai lipe vc escreve demais Y_Y em todos os sentidos

    ResponderExcluir
  3. Fala grande Lipe!
    que legal que postou o post...hehe
    ficou bacana, prinicpalmente a parte:
    "É um show de pouca platéia pra um patrocínio tão grande"

    isso q vc falou lá no meu blog, é deveras significativo..... acontece muito essa coisa de coincidencia.... ou Sincronicidade como chamaria Jung (ele tem até um livro muito bom com esse titulo, mas q eu nao entendi bulhufas...rs -mentira, tentei entender um pouquinho)....

    O Budismo cada vez mais se apresenta como a Filosofia mais "alguma coisa" que já li sobre.....

    Grande abrs
    Namastê!
    Caio

    ResponderExcluir
  4. Como tu mesmo percebeu lá na minha última postagem, ando pensando muito sobre isso nos últimos tempos. Qual o papel da fé, afinal?

    O ser humano é um ser ínfimo. Mesmo que a Renascença e o Iluminismo tentassem mostrar o contrário, não podemos ser isso "tudo". E qual o papel da fé, afinal?

    Talvez seja o de nos colocarmos frente a algo maior na qual nem mesmo nós podemos compreender. Ou explicar, na medida do possível, o quão pequeninos nós somos frente aos nossos Irmãos.

    Adorei!

    beijo

    Di

    ResponderExcluir

Comente!

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.