segunda-feira, 27 de abril de 2009

Expectativas



Neste domingo, no Khadro Ling, a Lama Sherab Drolma fez uma analogia muito interessante:

"Nós vemos o arco-íris sem expectativas.
Sabemos que para que ele ocorra são necessários que alguns fatores aconteçam em conjunto.
Temos uma visão naturalmente budista sobre o arco-íris.
Não criamos expectativas para vê-lo, pois sabemos que quando aqueles requisitos para que ele aconteça se alinharem, ele acontecerá.
Ao mesmo tempo que não criamos expectativas para vê-lo, não ficamos indiferentes com a sua presença. Admiramos. Chamamos pessoas para vê-lo também. Mas não sofremos se ele não aparecer."
Olhamos para o arco-íris de maneira sabia.

Espero um dia olhar para outras faces da vida mundana da mesma forma. Principalmente no quisito das relações interpessoais.

Sabemos que para que elas ocorram alguns fatores devem estar presentes.
Entretanto criamos muitas expectativas sobre as pessoas, anceios.
Justamente sobre as pessoas, que menos temos "controle" ou podemos esperar atitudes previsiveis. Isso causa sofrimento, a não contemplação de nossas expectativas.

Tudo no mundo é efêmero. Objetos, pessoas, palavras, ações, etc. Tudo vêm e vai. Tudo tem um inicio, um desenvolvimento, um fim e um recomeço ou mudança.
"Tudo muda o tempo todo, no mundo."

Não devemos ser indiferentes às pessoas. Devemos apreciar quando conseguimos construir uma relação que faz bem a sí e aos outros, uma relação saudável. Manter um distânciamento diferente de isolamento. Um distanciamento referente à compreensão de que as coisas independem de nossas expectativas.

Devemos ficar felizes quando alguem que gostamos nos diz palavras bonitas, de coração. Mas não devemos levar em consideração palavras ruins que alguém que não goste tanto de nós assim, por mais "não intencinal", impensado ou expontâneo que sejam. Não devemos retribuir com ódio ou rancor, com desânimo ou baixar nossa auto-estima.

Ainda nas palavras da Lama Sherab Drolma:
"Quando o fazemos, é como se a pessoa tivesse tentado acertar uma flecha contra nosso peito. E a flecha cai ao chão, perto de nossos pés. Aí então pegamos a flecha e começamos a cravar em nós mesmos, nos perguntando:
O que eu fiz para esta pessoa pensar isso de mim?
Será mesmo que é verdade o que esta pessoa disse?
Por que esta pessoa não gosta de mim?"


Releve o que lhe causa sofrimento, não há motivo para levar em consideração críticas que não sejam construtivas, que tenham malícia e o veneno da inveja diluído em suas palavras.

Mas aprecie e regue as boas relações, cultive os bons amigose destes, quando construtivas, ouça as críticas. Por mais duras que sejam, é sabio refletir sobre elas visando uma melhora do seu ser.

3 comentários:

  1. Nossa! Muito profundo! Eu não conhecia nada sobre budismo, mas é interessante como eles vêem as coisas!

    ResponderExcluir
  2. Eu sofri muito por esperar o arco-íris...

    Explicaste da melhor maneira possível o que eu senti...

    Eu torço, hoje, para que todos não esperem pelo arco-íris e continúem se impressionando com ele.

    Um grande abraço, Lipe!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o arco-íris foi um belo exemplo!

    Acho q todos nós tentamos esperar por ele até certo ponto, e dai dependendo do q a gente faz, seja encarar os fatos, seja ler um blog de alguém que fala dos nossos anceios de forma tão direta e ainda assim poética, com um símbolo tão importante, a gente consegue amadurecer e apreciar aquilo q entendemos. ^^
    muito bonito, bela música ^^ realmente relaxante

    ResponderExcluir

Comente!

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.