quinta-feira, 26 de março de 2009

Sustentabilidade.

Palavrinha capiciooooosa hein
Mentira, se fosse daríamos mais atenção a ela (y).

Antes uma pequena introdução quanto ao motivo de postar sobre este tema:
Estava eu no ónibus, a caminho de casa... quando adentra uma pessoa, aparentemente humilde, muito simpática com o motorista, o cobrador... Saquei: esmola ou totobola. Eu singanei!!!
Era um sujeito, Marcio Kalidosa. Começou seu discurso contando sua história de vitória a respeito das luta contra o vicio por entorpecentes. Ontem, segundo ano, fez um ano que não usava nenhuma substância ilícita e "que alterasse seu comportamento", espero eu que álcool esteja aí, mas enfim... Pouco antes desta intervenção, estava eu a questionar sobre sustentabilidade e design, da falta de abordagem de um tema tão importante e que deveria estar muito em voga se não fechássemos nossos olhos com superbondi.
Ele distribuiu alguns folders (aliás, de qualidade gráfica muito, MAS MUITO, superior encartes que vemos por aí...) falando da violência e sua associação ao álcool e drogas em geral e um texto de sua autoria com palavras de estímulo à não desistir dos seus objetivos por mais difíceis que sejam:

"Não fique aí sentado no trono da derrota,
Comece de novo!"
KALIDOSA, Marcio. Comece de Novo.

Últimas frases de seu texto...
E ele fez questão de salientar que mesmo quem não pudesse contribuir (sim, ele pedia contribuição pelo fato de, ah... tanto faz... aquelas moedas fariam mais falta pra ele...) ficasse com os folders e espalhasse a mensagem, hoje mesmo, pois amanha sempre pode ser tarde...

Mesmo que tenha sido uma bela estratégia de marketing, eu achei muito válida pelo simples fato das palavras dele que, verdadeiras ou não, certamente farão  diferença para alguém... afinal este tipo de problema sempre pode estar mais perto do que pensamos... E não é fácil...

Enfim... Acabei fazendo um nexo que até então não tinha tido a oportunidade de pensar sobre...
Quando falamos em "sustentabilidade", normalmente falamos de algo relacionado à sustentação da vida na terra e o tópico inerente:  impacto do homem sobre o meio em que vive. Entretanto percebo, agora, que sustentabilidade não é só isso... pois a sustentação da sociedade humana não depende apenas de um meio conservado, mas sim do próprio homem (e aqui estou sendo mais antropocêntrico do que gostaria ao colocar a sustentabilidade com relação à sustentação da vida HUMANA na terra, pelo simples fato de que, infelizmente, o homem é o único que tem o poder de reverter a situação que causou. Poder não, RESPONSABILIDADE, DEVER.) uma vez que a sociedade humana interfere diretamente, infelizmente, sobre a sustentação do meio em que vive. Impacto.
É nossa sina tentarmos mudar o mundo antes que acabemos todos sufocados por um saco plástico preso à cabeça.
Mas como fazer a minha parte?

Aqui rola um link, que vi em uma coluna do site JovemNerd (aliás, recomendo, o podcast deles é hilário e muitas vezes fala de assuntos muito sérios... e nerdisses, óbvio 8-]  )  sobre a produção ecologicamente correta da série 24 Horas (e parabéns para a Fox por fazer o mínimo =]  ) e tem um link super interessante sobre quantas árvores você precisa plantar pra compensar a sua existência poluente na terra.

Claro...diria que 99,9% dos leitores e eu não temos oportunidade de plantar nossas, em média,  25 árvores, então, o mínimo que podemos fazer é seguir algumas dicas básicas de SUSTENTABILIDADE.

Também aproveito para pinicar os designers/projetistas/desenhadores que por ventura venham a ler este texto:
Quais os passos que o design pode dar em direção a uma sociedade e meio sustentáveis?
Escolhas de meios de produção ecologicamente corretos? Pensar no pós-uso dos produtos projetados e materiais utilizados? Comofas?

PenseBem® !




3 comentários:

  1. Gostei bastante do seu blog e deste texto. Uma maneira inteligente de se pensar sobre Sustentabilidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Felipe!! A cada leitura uma surpresa!!! Parabéns.

    ResponderExcluir

Comente!

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.